Saúde em Movimento

Saúde em Movimento

Por meio de atividades de Zumba e Treinamento Funcional, o projeto Saúde em Movimento atua em comunidades periféricas da cidade do Salvador-BA na prevenção do adoecimento, manutenção da saúde e consequentemente, ampliação no cuidado à saúde dentro das comunidades periféricas, reduzindo as consequências negativas da grande desigualdade social presente nesta capital.

O projeto, que acolhe aproximadamente 600 alunos, tem por objetivo a realização de ações de promoção de saúde coletiva e individual através de atividades esportivas, de educação em saúde e de avaliação continuada da condição de saúde das pessoas atendidas.

Saúde é um direito humano fundamental reconhecido, inclusive no Art. 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU,1948). Saúde e qualidade de vida têm intima relação de complementaridade, a condição adequada de saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo tenha saúde. Em síntese, promover a saúde é promover a qualidade de vida.

Dentro desta perspectiva, o Projeto Saúde em Movimento, deu atenção à saúde das pessoas moradoras de comunidades periféricas, que historicamente, têm maior dificuldade ao acesso a serviços de saúde básica e complementar.

Observando o conceito de saúde abordado pela Organização Mundial de Saúde, que contempla o bem-estar biopsicossocial, o projeto contou com uma equipe multidisciplinar a serviço dos alunos. Durante o ano, os alunos participaram de acompanhamentos nutricionais e de rodas de conversas promovidas pelos colaboradores da Obras Sociais Missionários da Compaixão.

Aguarde...